Temperamento do Cão de Água Português

Hamura - cão de água português

O Cão de Água Português é um animal energético, cheio de vida e sempre disposto a dar um mergulho. Simpáticos e curiosos, gostam de atenção e detestam estar sozinhos. Por isso mesmo, não devem ser deixados sós por longos períodos de tempo em casa ou no exterior, pois podem desenvolver comportamentos destrutivos.

Devido a esta dependência do dono, o Cão de Água Português não é um animal de exterior. Gosta de estar perto do dono e deve poder dormir no interior. Dentro de casa são as nossas sombras, muito dedicados aos donos e excelentes companheiros.

Meigo, dá-se bem com crianças, com quem se mostra brincalhão. A sua sociabilidade estende-se a cães e outros animais, como os gatos, desde que apresentados em pequenos.

Devido à sua inteligência e coragem, gosta de desafios e deve ser socializado e treinado desde pequeno de forma consistente. Assim que abrir uma excepção o Cão de Água Português vai sempre contar com o seu coração mole.

Apesar da sua energia e espírito voluntariosos, o Cão de Água Português é um animal calmo. São desconfiados em relação a estranhos e não hesitam em ladrar-lhes, tornando-os um bom cão de alarme. Em pequenos têm uma elevada tendência para roer. Prepare a casa para o receber, não deixe nada que não queira destruído a jeito, pois para eles “tudo o que vier á rede é peixe”!