Características Especiais do Cão de Água Português

cão de água português a nadar

Uma das características que torna o Cão de Água Português especial é o facto de ser hipoalergénico, ou seja, é recomendado para pessoas com alergias a animais e com problemas respiratórios que muitas vezes se vêm incapacitadas de ter um animal de companhia. O pêlo do Cão de Água Português não provoca reacções alérgicas.

O Cão de Água Português tem uma membrana interdigital, que lhe confere de facto uma capacidade de nadar muito mais rápida que a maioria das raças caninas. Estas membranas servem também para auxiliar o mergulho.

Entre as suas características mais extraordinárias está capacidade de travar a respiração (apneia), continuando sempre que necessário, a expelir o ar, descomprimindo as narinas que se fecham quando mergulha.

A sua visão é foto-sensível, razão pela qual a raça, na sua “versão original” , tem a pelagem comprida a tapar os olhos. Os movimentos desta raça assemelham-se ao trote de um cavalo, sendo curtos e cómicos, mas também ritmados. A corrida é muito energética e galopante.